Precisando se Divorciar de Forma Rápida e Sem Burocracia?

- Podemos te ajudar agora! -

5/5
  • Principais dúvidas
  • Principais dúvidas

Para te auxiliar, separamos algumas das informações mais importantes e dúvidas mais comuns sobre divórcio extrajudicial.
Se você tiver alguma questão que não tenha ficado clara com as informações abaixo ou precisar de orientação, basta nos chamar no Whatsapp.
Também tratamos questões de divórcio em Belo Horizonte e região no nosso escritório físico.

É o divórcio extrajudicial realizado por meio eletrônico, através da plataforma e-Notariado.

Desta forma, o casal que deseja se divorciar não precisa comparecer no cartório pessoalmente. Vale lembrar que possui os mesmos requisitos do divórcio extrajudicial, ou seja: (a) O casal não pode ter filhos menores de 18 anos ou incapazes e (b) precisam estar de acordo com todos os termos do divórcio (dissolução do vínculo, partilha de bens, etc).

É a possibilidade de realizar o divórcio em cartório, sem a necessidade de ajuizar uma ação judicial. A escritura pública em que constará o divórcio terá validade jurídica, produzindo todos os efeitos do divórcio.

Para essa modalidade, é necessário que as partes preencham alguns requisitos, que listaremos abaixo:

O divórcio deve ser consensual;

O casal não pode ter filhos menores;

Necessidade da presença do advogado para acompanhamento do procedimento e assinatura da escritura pública.

A partilha de bens é um dos pontos mais importantes na hora de pensar o divórcio. Há diversos efeitos patrimoniais desejados, a depender do regime de bens que as partes se casaram

Fatores como a existência de individuais, pensões, indenizações, alugueis, negócios, empresas em comum, ações no judiciário podem interferir no resultado da divisão e requerem uma atuação mais focada do advogado. Por isso, ao procurar um especialista em divórcio, mapeie e esclareça todos os bens e dívidas que compõem a situação financeira do casal.

A resposta para esta questão dependerá da modalidade a ser escolhida, se extrajudicial ou judicial, e nesta última, se é consensual ou litigioso.

Em todo caso, haverá os custos dos honorários advocatícios

Se for extrajudicial, haverá os custos para formalização da escritura pública.

1 – Consulte um advogado especializado

Você será orientada sobre todos os direitos e deveres existentes e definirá a melhor estratégia para o seu caso.

2 – Planeje!

É importante que você tenha clareza sobre o que mudará com o divórcio.

3 – Faça uma lista

Faça uma lista de bens do casal e seus bens particulares (ex: instrumentos de trabalhos/adquiridos antes da união)

4 – Hora da papelada!

Reúna as escrituras de imóvel, documentos de veículos, financiamentos que adquiriram juntos, notas fiscais. Não se esqueça das dívidas! Reúna também: faturas, extratos de pagamentos diversos e tudo o que compõe a situação financeira do casal.

5 – Consciência e apoio

Tenha clareza que os términos de relacionamentos podem gerar um período grande de estresse emocional em razão da mudança que está por vir. É comum que se sinta sensível e/ou vulnerável. Cuide de você e procure ajuda se sentir necessário.

Mais sobre o escritório...

O Escritório Lobato e Castro Advocacia adveio da reunião dos advogados com vasta experiência em diferentes áreas de atuação, visando o atendimento à maioria das demandas de seus clientes.

O escritório tem como missão o atendimento personalizado ao cliente, para que seja possível o assessoramento jurídico individualizado.

O modelo full service de advocacia visa atender a maioria absoluta das necessidades jurídicas do cliente, com redução de custos e otimização dos resultados.

0
Casos trabalhados
+ 0
Anos de mercado
0
Casos trabalhados
0
Anos de mercado

Venha conhecer nosso escritório

Outros contatos